<$BlogRSDUrl$>

Friday, October 23, 2009

A MATEMÁTICA ALVINEGRA
(Thales)


Entendo que, para ser campeão, o Atlético TEM que fazer os 12 pontos que lhe restam em casa: Vitória, Flamengo, Inter e Corinthians.

E dos quatro que restam fora, Flu, Goiás, Coritiba e Palmeiras, deve vencer um e empatar pelo menos três para atingir 68 pontos. Pode até perder algum, desde que não seja o Palmeiras, e compense a derrota com três pontos em outro jogo.

Embora complicada, a situação alvinegra é menos feia do que parece. Caso o Flu (sem Conca) seja derrotado pelo Goiás e o Botafogo não perca para o Flamengo, o tricolor jogará na próxima quinta-feira virtualmente rebaixado. Por duas vezes na Sulamericana o Goiás foi incapaz de derrotar os reservas do Atlético, ou seja, o empate é um resultado bastante razoável. O Coritiba deve entrar em campo praticamente livre da ameaça do rebaixamento e sem pretensões na competição. Resta o Palmeiras, verdadeira decisão de campeonato.

Resumo da ópera, desde que o Galo faça o dever de casa, as possibilidades de ficar com o título são grandes. Se fizer 12 pontos em casa precisará fazer 6 fora, em 12 disputados, aproveitamento de 50%; hoje esse aproveitamento é de 46%.

Por fim, um levantamento que eu fiz sobre quantos pontos o Atlético ganhou em confrontos diretos contra as equipes com as quais já jogou duas vezes no campeonato.

Atlético PR – 6 pontos
Avaí – 2 pontos
Barueri – 3 pontos
Botafogo – 1 ponto
Cruzeiro – 3 pontos
Grêmio – 3 pontos
Náutico – 4 pontos
Santo André – 4 pontos
Santos – 6 pontos
São Paulo – 6 pontos
Sport – 4 pontos

Pra não dizer que não falei das flores. Acredito que o Cruzeiro tenha três jogos fundamentais, Corinthians (fora), Grêmio (casa) e Sport (fora). Caso some seis pontos nesses 9 é muito provável que vá a Libertadores, do contrário não acredito na classificação.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?